Meu caro amigo, é verão no Rio de Janeiro

por Jackie Mota 15.jan.2016

Os primeiros posts do Viaje Sim! tiveram como base os emails de dicas que eu enviava para alguns amigos. Por isso, hoje, completando 4 anos de blog, resolvi escrever um post bem nesse espírito. O assunto é o Rio, o verão carioca, as modas, os lugares que ainda seguem firmes ano após ano. Senta aí, pegue uma bebida gelada e se inteire das novidades, meu caro amigo.

Verão no Rio de Janeiro – 2016

Não é segredo que o verão não é minha estação preferida e o Rio de Janeiro, muito menos, meu local ideal para passar esta época. A sensação térmica de 55 graus alcançada na última semana de 2015 basta para explicar porque costumo preterir a cidade. No entanto, nos últimos meses, à medida em que a estação se aproximava e as pessoas começavam a tentar eleger as modas da temporada, notei que as novidades estavam, de forma um tanto inédita, muito mais ao meu gosto. Em vez de acessórios e peças de vestuário must have, o verão 2016 anuncia uma programação de eventos pequenos, muitos deles gratuitos, com um ótimo senso de comunidade e em busca de privilegiar o consumo responsável, valorizar produtores locais, artesanaisveganos e que ocorrem de forma bem mais descentralizada pela cidade. Nesses eventos, e nas novas casas que surgem, a filosofia pet friendly vem crescendo, o que torna a cidade muito mais receptiva para famílias como a nossa. A tal “crise” (desculpem, fui convidada, mas recusei participar!) parece ter tido um bom efeito sobre os cardápios, fazendo com que os preços $urreais das últimas temporadas pelo menos  se estabilizassem. Por fim, parece que a vista da natureza da cidade em todo seu esplendor amolece os corações cariocas e as discussões polarizadas e cheias de ódio que dominaram o virtual e o real ao longo do ano estão sendo substituídas por um movimento, liderado pelas mulheres, tocado por sororidade e um verdadeiro diálogo. É verdade, está muito quente, e a violência ainda teima em tornar nossos dias apreensivos, mas é sim uma boa época para se estar no Rio. Bem-vindo, verão. Bem-vindo, 2016.

Novos eventos, novos locais

Entre os eventos que aconteceram no ano que passou no Rio e que seguirão verão adentro o que mais me chamou atenção e simboliza bem o espírito da temporada é a Junta Local. A missão da Junta, segundo eles mesmos, é “criar uma comunidade juntando produtores e consumidores em torno da comida local e justa”. Os eventos acontecem em espaços diferentes a cada edição e já passaram pela Casa da Glória, Casa Kolor (no Humaitá), Imperator (no Méier, na Zona Norte), Casa França Brasil (no Centro) e pela Praça Mauá. A Feira reúne pequenos agricultores rurais e urbanos, produtores artesanais e fazedores culinários, com produtos criativos e que não estão à venda nos supermercados – você pode conhecer alguns produtores aqui. Tudo isso, claro, regado a uma boa música ao vivo, o que torna a Junta aqueles eventos redondinhos para uma tarde de verão no Rio.

verão no rio de janeiro 2016 feira junta local

Feira Junta Local | Foto de Samuel Antonini

Outro evento itinerante voltado à promoção de produtores locais, mas desta vez com foco na moda, é o  Rio Fashion Day, que reuniu stands de marcas locais e barracas e food bikes. Em 2015 foram duas edições em Botafogo e outra na Tijuca e agora em janeiro já vai rolar mais uma vez na Tijuca (dias 30 e 31).

Aqui na Urca, por sua vez, o evento delicinha de se curtir acontece todo último domingo do mês, na Praia Vermelha. Os meninos do El Miraculoso Samba Jazz tocam no calçadão, de frente pro mar e aos pés do Pão de Açucar, gratuitamente. É uma beleza, apenas chegar com a família – dá para levar os cachorros – sentar e curtir a boa música saboreando uma bebida gelada. Veja mais detalhes na nossa seção de notícias.

verão no rio de janeiro 2016 jazz praia vermelha

El Miraculoso Jazz: música gratuita na Praia Vermelha

Como esperado, a inauguração do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu do Amanhã estão movimentando a Praça Mauá. O Mar, como já contei em um post só sobre o Museu, tem uma programação cultural bem bacana da qual faz parte o projeto Mar que calor, que organiza festas nos pilotis do museu. A próxima será amanhã, dia 16, a  AcaraJazZ (Bondesom + Eppinghaus e Montano) e no dia 30 haverá um Grito de Carnaval. O horário é de 16h às 22h e mais informações você pode ver no Facebook.

verão no rio de janeiro 2016 MAR praça mauá

E, claro, entre esses novos eventos cariocas não podia faltar um a quem possamos aplicar com perfeição o adjetivo badalado, né? Pois nesse quesito o troféu vai pro Brasa BBQ, um evento open food e open bar, com DJ, e sempre realizado em locais lindíssimos. A última edição foi em um casarão em Santa Teresa com aquela vista de tirar o fôlego e a próxima comemora um ano do evento em dose dupla, nos dias 23 e 24 de janeiro, onde tudo começou, aa sede do Botafogo, na Lagoa. O cardápio inclui hambúrgueres gourmet e drinks criativos e sempre rolam mimos de marcas bacaninhas. Veja no Facebook detalhes sobre a próxima edição.

Outra opção na categoria chic, com vista deslumbrante e com o adicional de uma piscina à disposição é o rooftop bar 222, da Casa Mosquito. Já apresentei para vocês esse hotel charmosíssimo aqui no blog, lembram? Pois durante o verão está rolando por lá todos os sábados o Carioca Sunset, festa com samba, DJ e drinks .

verão rio de janeiro 2016 Brasa BBQ

Foto: Dvulgacao I hate flash

verão rio de janeiro 2016 Casa Mosquito Carioca Sunset

Carioca Sunset, na Casa Mosquito

Coisa pra caramba, né? E olha que eu nem falei dos eventos de Food Truck e food bikes que invadiram a cidade. A Tijuca ganhou um espaço fixo, o Food Park Carioca, na Rua Mariz e Barros que todos os dias mantém cerca de 30 opções de Trucks, Bikes e Motos com gastronomia de todo tipo – De segunda a quinta das 12h às 22h;  sextas e sábados das 12h às 23h; domingos das 9h às 21h

Uma vez por mês acontece a Feira Planetária, na Gávea. O Village Mall também tem promovido encontro de Food Trucks. De hoje até o dia 17 acontece nos jardins do shopping o Degusta Burguer, em que os trucks servirão  burgueses, incluindo opções vegetarianas, em versão degustação, com opções de 80g a 100g.

Outra opção é o KTT Food Park reúne a galera do Catete, Glória e Lapa e dá um up na linda (e necessitada de atenção) Praça Paris. A próxima edição será no fim de semana dos dias 30 e 31 de janeiro. Tem música, –  incluindo marchinhas de carnaval e Bailinho infantil – brinquedos no Espaço Aron para os pequenos, comidinhas de vários países, hambúrguer, cerveja artesanal, espumantes, sucos e picolé.

A região da Glória, aliás, vem vivendo um início de revitalização. Apesar do abandono (infelizmente) da reforma do Hotel Glória, o bairro segue firme com sua feirinha aos domingos, a Casa da Glória vem realizando eventos interessantes e a Vila Aymoré, um conjunto residencial do início do século XX foi totalmente reformada e abrigou o Casa Cor 2015.

Dica: Na Feira da Glória, não perca o pastel com caldo de cana do Seu Oswaldo. A Feirinha é um bom programa para a manhã de domingo. Você pode ir lanchar, fazer suas comprinhas de legumes, verduras, peixes e ainda curtir uma musiquinha ao vivo.

Logo ali em frente a cidade tem seu mais novo shopping, o Bossa Nova Mall, o primeiro mall interligado a um aeroporto no país. Às margens da Baía de Guanabara e com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor de pano de fundo, o complexo Bossa Nova reúne lojas, o hotel 4 estrelas Prodigy Hotel Santos Dumont Airport que tem piscina de borda infinita na cobertura, centro de convenções, business center, restaurantes de rede, boutique de carnes e cervejas artesanais e um um restaurante asiático exclusivo no terraço (este ainda a inaugurar).

verão rio de janeiro 2016 Bossa Nova Mall

Bar do Hotel no Bossa Nova Mall

Vamos de Bike 

Para 2016 temos a promessa de uma super inauguração aqui no Rio: a ciclovia no Elevado do Joá, que terá um mirante e completará a estrada “Tim Maia”, com 36 km ligando o Leme ao Recreio. Neste domingo, dia 17 de janeiro tem evento para marcar a inauguração do trecho da Avenida Niemeyer, ligando o Leblon a São Conrado. Veja mais detalhes na página do Operação Urban.

Para facilitar a vida dos usuários, foi inaugurado um mapa digital das ciclovias do Rio. E os turistas não precisam se preocupar, pois há cada dia mais estações do Bike Rio, as bicicletas de aluguel.

Mirante do Joá ciclovia

Mirante do Joá | Foto de João dos Anjos | Publicada no Blog do Ancelmo, O Globo

Um clássico a ser sempre revisitado

Todos esses eventos ao ar livre e quase sempre embalados por boa música ao vivo vêm se somar a sucessos já consagrados, como a minha feira preferida, a Feira Rio Antigo – também conhecida como Feira do Lavradio. Este é um programa que indico muitíssimo para quem está na cidade no primeiro sábado de cada mês. No charmoso cenário da Rua do Lavradio, na Lapa, você confere os stands expositores de artesanato e pode também visitar os antiquários da região, além de conferir música ao vivo e barraquinhas e ótimos restaurantes cariocas que ficam por ali.

verão rio de janeiro 2016 feira rio antigo

Feira do Rio Antigo: um clássico na Lapa

Comer e beber na companhia dos nossos pets 

E para nós, famílias pet friendly, tem novidades também. Roberta Sudbrack, que já tinha entrado na moda dos FoodTrucks com seu Sudburguer, agora tem o Da Roberta, que revitalizou o espaço que abrigava uma oficina e agora serve Dogs, linguiças, pitas e pastrami, de terça a domingo das 12h às 22h. Roberta, que tem uns cachorros fofíssimos e sempre os mostra no Instagram, diz que seu estabelecimento não é pet friendly apenas, mas pet must. Não é fofo demais?

verão rio de janeiro 2016 Da Roberta

Foto: Reprodução do Instagram da Roberta Sudbrack

No dia 23 de janeiro, a Cris do Guia Pet friendly vai estar lá lançando seus livros, em um evento das 15h às 19h. Além do evento reunir dogs na nova cada da Roberta, ainda terá uma ação em prol da Casa dos focinhos, que ajuda animais abandonados. Nós vamos, né? Tá combinado! O Da Roberta fica na Rua Tubira 8/loja A, no Leblon.

E outra casa nova que recebe bem as famílias com cachorros fica no bairro aqui ao lado, o Flamengo. A Mestre Cervejeiro, que comercializa cervejas artesanais, abriu no finzinho do ano passado – nós fomos e postamos direto de lá no Instagram. Se quiser emendar um programinha, sugiro um passeio com os dogs no Parque Carmem Miranda e depois desça a pé a Senador Vergueiro para ir beber um bom chope na casa. Peça sugestões ao pessoal da casa, pois eles encontraram até uma cerveja que eu, que normalmente não bebo, adorei.

verão rio de janeiro 2016 Mestre cervejeiro

Inauguração da Mestre Cervejeiro no Flamento

Ah, claro, e como já contei por aqui, está mais fácil se locomover pela cidade com cachorros, pois temos pelo menos dois serviços novos a preços acessível, o Uber Pet e o 99 Táxis.

Minha eterna comilança carioca  

E os leitores do blog sabem que eu #soudessas que ama comer. Por isso não posso deixar de falar dos meus quitutes amados, né? Pois eu ando feliz, feliz, feliz com a “moda” do verão no terreno das franquias em alimentação: as lojas de bolos caseiros. Achei bem mais gostoso que as últimas modas de paletas mexicanas ou aqueles iogurtes. O negócio agora é vender bolos inteiros simples, daqueles que lembra os feitos pela mãe ou avó, de tudo que é sabor. Em todos os bairros você encontra lojas. Aqui em Botafogo, por exemplo, tem uma pertinho da entrada da Urca, na avenida Pasteur, e outra está abrindo perto do metrô, na Voluntários da Pátria.

Quando voltamos de Portugal, em fevereiro, tomei um susto ao descobrir que o Fornalha da Voluntários tinha se tornado Catarina. Então, se você não vem ao Rio há um tempinho, não se assuste. O Fornalha não acabou! Na verdade, metade da rede mudou de nome, mas os salgados continuam os mesmo (amém!). Por lá você encontra a famosa coxinha de catupiry, mas o meu preferido é mesmo a torta salgada gelada, vendida nas versões atum e frango. Vale a pena experimentar!

E já que falamos de salgadinhos, aproveito para recomendar meus outros queridos. Ainda sobre coxinhas: Lecadô. Tem várias filias, incluindo uma no Shopping Rio Sul.

Em termos de esfiha já tinha mencionado aqui no blog que amo o Harad, que tem duas filias, na Cobal do Humaitá e na “rua nova” de Botafogo, a Nelson Mandela. Ele entrou na lista de 5 lugares para comer bem e barato em Botafogo.

Agora um segredo que eu ainda não tinha mencionado aqui é de outro árabe: o Liba, que fica no Shopping dos Antiquários, em Copacabana. O quibe e a esfiha são demais, mas o melhor, top mesmo, são os pratos para almoço, como o arroz com lentilhas e cebolinha frita. Divino! E o preço é super justo. Pronto, te entreguei um segredão que eu curto há anos.

Já entre os pastéis, eu fico com os de feira, viu? Até porque eu adoro andar pelas feiras e aproveito para comprar minhas #floresdasemana. Já falei aqui acima do Seu Oswaldo na Feira da Glória, domingo de manhã, e tem O Gostosão, na Nossa Senhora da Paz em Ipanema, às sextas-feiras pela manhã. Para quem quer provar muitos sabores e prefere um lugar mais arrumado, tem o Bar do Adão, especializado nesse salgadinho puro amor. Tem uma filial aqui em Botafogo.

verão rio de janeiro 2016 mureta da urca

Urca

Outro lugar de salgadinho (e sardinhas) famoso por aqui é o Bar Urca, mas ele ganha mesmo é no quesito vista, a gente bem sabe. É que o Bar Urca é bem pequeno, sem espaço para comer lá dentro (no andar de cima tem o restaurante, aí sim, confortável, mas só para refeições) e então os clientes se acomodam mesmo é na Mureta. Para a gente é legal porque rola de ir com os cachorros. Mas, aos fins de semana, fica impraticável parar por ali de tão cheio e acaba ficando super barulhento, porque sempre tem alguém com música no carro, essas coisas. E, para mim, Urca é tranquilidade e admirar a paisagem.

Se você quiser aproveitar a Mureta com um pouquinho mais de sossego, o negócio é parar na altura do Cassino. Por ali tem o Belmonte – tem uma empada aberta deliciosa – e nós também adoramos o caldo verde do Habitual, logo ao lado. Mais na entrada da Urca, na altura do Urca Grill, também fica bem cheio, mas ali é um point para gente mais novinha #entregandoaidade.

verão rio de janeiro 2016 mureta da urca

Mureta da Urca: ótima opção pra passeio pet friendly

Procurando um lugar também com vista para uma pizza pela Urca, você pode seguir pra Praia Vermelha, e aproveitar uma dica que já apareceu por aqui, o Terra Brasilis, boa opção também para almoço. Agora se quiser, sem dúvida, ter a melhor vista da Urca, o negócio é subir no Cota 200. O restaurante foi inaugurado em maio do ano passado e funciona lá em cima, no Morro da Urca. Não tem como competir, né? Dá para almoçar, curtir um happy hour e jantar e, aos sábados, tem Buffet especial de Feijoada.

Dica: A reserva para o Cota 200 já inclui a subida no Bondinho.

Falando em Feijoada, uma opção pet friendly, gostosa e com ótimo preço é o Cardosão, lá na Rua Mundo Novo, uma tradição de sábado.

Para os xóvens guerreiros que quiserem esticar a noite bebendo e comendo, o destino é o Cabidinho, bar em Botafogo que funciona 24 horas. Sim, senhoras e senhores: 24 horas. E o cadidinho ainda é famoso por seus sanduíches. Perfeito, né?

Já se no fim da noitada você quiser apenas matar a fome rapidinho, o endereço é o que eu chamo de pólo gastronômico 24 horas do Humaitá (e que eu saiba, só EU chamo assim mesmo, então não pergunte a ninguém onde fica isso, ok? hahaha). Na verdade é só porque neste trecho  estão o Fornalha 24 horas, um Subway 24 horas e também o quiosque do cachorro quente do Oliveira, tradicional do bairro, que funciona de 18h às 6h.

Café da manhã no verão do Rio 

E quem gosta de curtir os cafés da manhã no Rio, também não vai se decepcionar. Clássicos seguem funcionando como sempre – meus preferidos são o do Parque Lage, o da Escola do Pão, o da Casa da Táta. Mas há novidades ou opções que você talvez não conheça.

Você sabia que a Colombo do Centro, por exemplo, serve apenas aos sábados o Café da manhã em estilo buffet (R$ 49,90)?

No Jardim Botânico o Empório Jardim ainda pode ser chamado de novidade e tem feito sucesso. Eu gostei muito das bebidas quentes de lá e dos pães para trazer para casa.

A Boulangerie Guerin, felizmente, depois de uma turbulência que a ameaçou de fechamento, também segue firme e forte. Se você não conhece, vale a pena passar por lá, especialmente se estiver em apartamento. Aí não deixe de levar as baguetes para casa.

E o meu mais novo preferido para cafés, pela manhã ou tarde, fica em Botafogo, em frente à Cobal do Humaitá, mas não é uma casa nova. O Café Botânica é pequeno, calmo, pra gente sentar, comer algo, ficar lendo, olhando o movimento, levantar, pedir mais alguma coisa, ser seduzido pelo cheirinho de pão fresco. Uma delícia. O pão de abobrinha é simplesmente irresistível, assim como os chás especiais da casa. E, ó, dá para ficar com os filhotes nas mesas na calçada!

verão rio de janeiro 2016 café botanica

Um novo na minha lista, que não é novo no Rio

verão rio de janeiro 2016 café botanica

Onde se hospedar no Rio

O setor hoteleiro anda movimentado movimentado na cidade por conta das olimpíadas. No segmento top, meu querido é o Hotel de Santa Teresa, sobre o qual você pode ler minha opinião aqui.

Uma novidade com bastante conforto, espaço e uma boa piscina fica na Lapa: o 4 estrelas Vila Galé Rio de Janeiro. Outro no mesmo segmento, com uma piscina de borda infinita e com fácil acesso ao Centro e Zona Sul é o Prodigy Santos Dumont.

verão rio de janeiro 2016 vila gale lapa

Hotel Vila Galé, na Lapa

Mais econômico, mas com a vantagem de ser Pet friendly, o Ibis Budget foi inaugurado no fim do ano passado em Copacabana.

Para quem prefere ficar na Zona Oeste, a Barra tem um novo 5 estrelas inaugurado há mais ou menos 6 meses, uma unidade do Hilton.

verão rio de janeiro 2016 Hilton Barra

Piscina do Hilton Barra

 

Não se afobe, não

Ufa, quanta coisa. Se a programação intensa te deixou ansioso demais, não se preocupe. O Rio conta agora também com um Centro de Mindfulness e redução do Estresseem Ipanema. Cursos e palestras por lá vão te ajudar a se forcar no presente e viver o momento. E parece mesmo um ótimo momento para se viver.

PS: Enquanto escrevia essa carta, no começo de janeiro, o sol tem começou dar uma trégua e tem chovido todos os dias, no fim da tarde. Como eu amo chuva, estou aqui curtindo a temporada. O Rio sempre dá mesmo um jeito de nos conquistar, não é mesmo?

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!
  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!

  • HOSPEDAGEM: Hotéis e apartamentos com o Booking.com; Hotéis que aceitam cacorro com o Booking.com; Quartos e aptos no Airbnbganhe R$ 130 em sua 1ª reserva usando nosso link
  • CHIP DE CELULAR: Chip de celular internacional para internet e/ou dados America Chip : Use VIAJESIM e ganhe 5% OFF
  • USHUAIA: passeios com a Brasileiros em Ushuaia com melhor preço garantido
  • AMAZON AMERICANA: crie uma lista de enxoval e economize dinheiro e tempo na sua Babymoon
  • PET SHOP: Tudo para seu cachorro na ZenAnimal – usando o cupom VIAJESIM você ganha 5% de desconto 
  • CÂMBIO: compare as cotações nas casa de câmbio da sua cidade com apenas um clique, faça sua oferta e troque moeda com segurança na Melhor Câmbio
  • PASSAGENS AÉREAS: compare preços com a Passagens Promo
  • INGRESSOS: museus, parques e shows pelo mundo com a WePlann
  • PARIS: guias que falam português na França entre Amigos 
  • AMAZONGuias de viagem, Kindle e outros produtos da loja brasileira 
  • Problemas com a cia aérea? Exija seus direitos com assessoria jurídica prática e ágil. Entre em contato com a Resolvvi



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Fabi
    16 jan 2016

    Muito Bom! Eu prefiro todo lugar fora da alta temporada, mas no Rio enquanto muitas pessoas vão para a cidade, muito moradores viajam nestas épocas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.