O Porto, nosso lar em Portugal em janeiro
O ano de 2015 começou com uma experiência nova para a gente: estamos “morando” na cidade do Porto, no Norte de Portugal. O verbo morar vai entre aspas porque nossa estadia aqui é por um tempinho muito curto, apenas um mês. Mas dá para dizer que estamos morando mesmo e não apenas visitando porque temos um apartamento e uma certa rotina, já que o motivo que nos trouxe até aqui foi trabalho: Rômulo veio fazer um estágio de um mês em um hospital da Universidade do Porto. Já se passaram duas semanas desse mês em que o Porto nos servirá de casa, mas a verdade é que levou poucos dias para que a cidade nos despertasse a deliciosa sensação de estarmos no nosso lar.
O Porto é uma cidade apaixonante. Segunda maior cidade de Portugal, foi cenário de acontecimentos decisivos para Portugal e está bastante ligada à própria história do Brasil. Foi uma revolução iniciada aqui, a Revolução Liberal do Porto, que acabou trazendo de volta em 1821 a Família Real Portuguesa ao país, deixando nosso Brasil sob a regência de Dom Pedro I o que, de certa forma, levou à nossa independência. O próprio Dom Pedro I, que aqui em Portugal é conhecido como Dom Pedro IV, abandonou o Brasil e dirigiu-se ao Porto mais tarde, vindo defender o direito de sua filha Maria II ao trono português contra as pretensões de seu irmão Dom Miguel I. Dom Pedro deixou, literalmente, seu coração no Porto – o órgão está na Igreja da Lapa – e uma estátua sua fica no centro de uma das principais praças da cidade.
E que praça bonita é esta! Mas é apenas uma das muitas praças, largos e jardins do Porto, uma cidade perfeita para quem gosta de bater perna, se perder por ruelas, sentar nos banquinhos para admirar as belezas arquitetônicas e as vistas insuperáveis criadas por construções estilosas em meio a uma natureza exuberante. O Porto é uma cidade cheia de colinas e entre subidas e descidas há vários miradouros onde podemos apreciar a vista do Rio Douro, cortado por pontes belíssimas.
Segunda maior cidade de Portugal, atrás apenas de Lisboa, o Porto é um destino turístico perfeito, mas também uma cidade muito agradável para morar. Além das muitas atrações turísticas históricas e do charme da cidade, há uma vida cultural e gastronômica agitada e jovem, pois é uma cidade universitária. É impressionante como nos fins de semana as ruas ficam cheias de gente jovem à noite e os bares e cafés (que são muitos, muitos, muitos) lotam.
Outra característica do Porto que é apaixonante são suas muitas livrarias. Acho que nunca fui a uma cidade com tantas! E eles têm, entre elas, uma jóia: a Livraria Lello e Irmão. Infelizmente não se pode fotografar lá dentro, mas veja aqui no Google como é o interior da loja. J. K. Rowling, autora de Harry Potter e que morou uns anos no Porto, usou-a como inspiração para um dos cenários da história.
Estando no centro é fácil fazer tudo a pé, e para turismo as atrações ficam bem próximas, o que é ótimo para otimizar passeios de um dia ou dois à cidade. Mas o sistema de transporte também é ótimo, com metrô, ônibus (que tem wi-fi) e bonde elétricos antigos integrados em um cartão de transporte único que permite utilizar os vários veículos pagando apenas uma “viagem”.
E tudo isso com um custo muito bom em comparação ao resto da Europa. Tanto a estadia, quanto as atrações e serviços têm preços excelentes para a qualidade que oferecem. Farei um post sobre nosso fofíssimo apartamento depois, mas para se ter uma idéia, para o mês de janeiro, as diárias para um apartamento como o nosso, com cozinha completa, Tv, wi-fi, serviço de limpeza, além de uma decoração charmosa e uma localização perfeita, ficam entre 50 e 75 euros, dependendo do apartamento e do dia.
Um destaque do Porto sem dúvida é a gastronomia. Quem me acompanha no Instagram e Facebook tem visto como eu tenho comido bem (e muito, ok ok rs). Mas é que a comida vem sempre em “doses” muito fartas por aqui e é bastante fácil encontrar restaurantes que servem um menu de almoço (sopa + prato principal + bebida) por 5 ou 6 euros por pessoa.
Além dos muitos pratos de bacalhau e outros peixes, come-se bastante carne de porco. Aliás, os habitantes do Porto são conhecidos como “tripeiros”, por terem como um dos pratos típicos a tripa de porco. A tradição teria começado porque as tripas eram tudo o que sobrava de carnes após a saída dos navios para transportar o vinho “do Porto” para a Inglaterra. Os habitantes começaram a preparar então essas “sobras” e, como ficou bom, virou um costume comê-las. Eu ainda não tive coragem de prová-las, mas não vou sair daqui sem fazê-lo.
No entanto, um outro prato tradicional ligado ao porco eu já provei e adorei: a alheira. Nada mais é que linguiça de carnes brancas bem temperada. Sua invenção é creditada à população judia da cidade. Sempre perseguidos, os judeus teriam criado a alheira para se “misturarem” à população, já que tradicionalmente não consumiam a carne do porco. Com a alheira pendurada em suas cozinhas, eles se passavam por típicos “tripeiros”. Outro dos meus pratos preferidos daqui é o Arroz de feijão – arroz feito no caldo do feijão, normalmente feijão “verde”, e que pode incluir a “penca”, uma espécie de couve. É uma delícia!
Ainda na cena gastronômica não posso deixar de citar, claro, os doces e o vinho. Basicamente há uma coisa a saber nessas áreas: todos os doces e todos os vinhos são gostosos. Como é fácil viver assim, não? Em qualquer restaurante, pastelaria ou bar basta pedir o vinho da casa e paga-se barato por uma boa bebida. Eu não tenho paladar apurado e meu sistema de classificação de vinhos tem dois critérios: gostei e não gostei. Pois bem, por aqui todos estiveram até agora na primeira categoria. Os vinhos da região do Douro me agradaram muito, assim como vinho verde, que é mais refrescante e um pouco gaseificado (ótimo pro verão). Já o vinho do Porto mesmo, que é, na verdade, uma mistura de vinho com alguma outra bebida como brandy ou aguardente, não me conquistou. Os doces, quase todos de ovos, também não dificultam nossa vida aqui. Até agora já compramos em padarias mais tradicionais, casas mais novas, de rede e até mercados, e sempre são deliciosos.
O Porto é ainda uma ótima base para conhecer a região do Douro, Minho e Beiras, pois tem ligação de trem a diversas cidades bacanas por aqui para fazer passeios de bate-volta (ida e volta no mesmo dia). Por isso acho que um bom roteiro em Portugal deve incluir uns 4 dias na cidade, para conhecer o Porto e fazer uns passeios. A cidade também fica a distâncias razoáveis de carro para outros destinos para um fim de semana e as estradas portuguesas, tanto as principais (autoestradas) quando as regionais, são muito boas. Então, estadias mais longas aqui, como a nossa, podem incluir passeios a outras regiões do país tranquilamente.
Nessas duas primeiras semanas aqui nós já fizemos dois passeios de bate-volta usando os trens urbanos, que custam 6,20 euros ida e volta por pessoa. Fomos a Braga, a terceira maior cidade do país e cuja atração mais famosa é a Igreja de Bom Jesus do Monte e sua escadaria, e também a Guimarães, uma cidadezinha pequena considerada o berço de Portugal. Ainda vamos fazer outros passeios desses, sempre que uma tarde ou manhã estiver livre.
No fim de semana passado nós alugamos um carro e aí fizemos um roteiro delicioso. Fugindo da chuva, que pela primeira vez em 15 dias deu as caras, descemos até mais ao sul e revisitamos Lisboa em um dia. De lá fomos para a região do Alentejo e conhecemos a deliciosa Évora. Subindo de volta visitamos o Palácio Nacional de Mafra e jantamos em Aveiro, a “Veneza portuguesa”. Nossa idéia é fazer outro roteiro de carro no próximo fim de semana.
Não sei se você reparou, mas ao longo do teto expliquei por algumas vezes o que queria dizer uma palavra, ou usei aspas para outras. O motivo é que apesar de aqui se falar a mesma língua que no Brasil, há algumas diferenças. Eu adoro o sotaque o português e, no geral, minha sensação é de que estou conversando com alguém que fala de forma muito erudita e correta. É bem fácil entender, apenas quando eles falam muito rápido fico perdida e uma de nossas diversões é encontrar palavras com significados diferentes ou aprender a usar as mesmas estruturas que eles.
Uma diferença quanto à estrutura, por exemplo, é o gerúndio, que aqui não se ouve. Então, em vez de dizer estou morando no Porto”, eles dizem “estou a morar no Porto”. Há palavras um pouco diferentes como, por exemplo, os trens são “comboios” e os ônibus “autocarros”; outras bem diferentes mesmo, como “montra”, que significa vitrine e “giro”, “gira” e “fixe”, que significam legal, bacana. E, claro, há aquelas palavras que rendem piadas como “puto”, que nada mais é que menino ou “rapariga”, que significa menina, moça.

Cartaz em Lisboa pede que por favor, não se lamba a vitrine. Super compreendo, a comida é mesmo linda e irresistível hahaha
Por fim, a somar-se a todos estes atrativos do Porto está o povo. Mesmo antes de chegarmos vínhamos sendo super bem tratados. A negociação do nosso apartamento, por exemplo, foi tão simples e simpática, que nos impressionou. Quando desembarcamos aqui em um domingo à noite, já bem tarde, fomos acolhidos em um restaurante que já estava fechando suas portas, mas cujo pessoal fez questão de nos servir e o fez de forma muito gentil. A ótima recepção vem se repetindo em muitos outros restaurantes, museus e lojas. Ficamos sempre positivamente impressionados com a simpatia dos tripeiros.
Bom, acho que deu para perceber que é oficial: estamos apaixonados pelo Porto, o nosso lar português. Para acompanhar nossa estadia aqui siga-nos no Instagram, Facebook e Twitter. E qualquer pergunta ou sugestão é só falar nos comentários!
ORGANIZE SUA VIAGEM
Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!
- SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.
- HOSPEDAGEM: Hotéis e apartamentos com o Booking.com; Hotéis que aceitam cacorro com o Booking.com; Quartos e aptos no Airbnb – ganhe R$ 130 em sua 1ª reserva usando nosso link
- CHIP DE CELULAR: Chip de celular internacional para internet e/ou dados America Chip : Use VIAJESIM e ganhe 5% OFF
- USHUAIA: passeios com a Brasileiros em Ushuaia com melhor preço garantido
- AMAZON AMERICANA: crie uma lista de enxoval e economize dinheiro e tempo na sua Babymoon
- PET SHOP: Tudo para seu cachorro na ZenAnimal – usando o cupom VIAJESIM você ganha 5% de desconto
- CÂMBIO: compare as cotações nas casa de câmbio da sua cidade com apenas um clique, faça sua oferta e troque moeda com segurança na Melhor Câmbio
- PASSAGENS AÉREAS: compare preços com a Passagens Promo
- INGRESSOS: museus, parques e shows pelo mundo com a WePlann
- PARIS: guias que falam português na França entre Amigos
- AMAZON: Guias de viagem, Kindle e outros produtos da loja brasileira
- Problemas com a cia aérea? Exija seus direitos com assessoria jurídica prática e ágil. Entre em contato com a Resolvvi
Olá, tudo bem? Adorei seu blog. Se possível, quero umas dicas:
a) Vou para Portugal (entre Lisboa e Porto), quantos dias você acha que posso reservar para cada cidade base? Pretendo visitar as cidades vizinhas. Devo ficar 15 dias.
b) Vou no mês de janeiro. Devo pegar muito frio e chuva?
Oi Andre, sobre chuva é difícil dizer. Frio vc pega sim, eu acho bem tranquilo, é bem menos que em outros pontos da Europa. Não Pegamos temperaturas negativas, por exemplo. Acho que vc pode dividir os dias igual entre as duas bases.
abs,
Oi Jackie,
você poderia me passar o contato do aluguel do apartamento.
OI Cláudia, claro.
Vc pode reservar aqui pelo Booking (gera uma pequena comissão pro blog, agradecemos sempre o apoio!):
Esse foi o predio em que ficamos:
http://www.booking.com/hotel/pt/oporto-city-flats-ayres-gouvea-house.pt-br.html?aid=353723;sid=ba26af86d3dd52d3f593eb3a1cae3d7f;dcid=4;ucfs=1;room1=A,A;srfid=b96454545587c2607655cd835c92501cac357273X1;highlight_room=
Esses outro abaixo são outros prédios da mesma empresa:
Os aptos da Almada: http://www.booking.com/hotel/pt/oporto-city-flats-almada-apartments.pt-br.html?aid=353723;sid=ba26af86d3dd52d3f593eb3a1cae3d7f;dcid=4;ucfs=1;room1=A,A;srfid=7d66fb344dd50e35032d19fb318ab8c2f20e708aX1;highlight_room=
Os aptos do Centro: http://www.booking.com/hotel/pt/oporto-city-centre-apartments.pt-br.html?aid=353723;sid=ba26af86d3dd52d3f593eb3a1cae3d7f;dcid=4;ucfs=1;room1=A,A;srfid=1723846933caaa0fdd894a51f23f31b5a2d103ebX1;highlight_room=
Ou direto pelo site deles http://www.oporto-cityflats.com/en?l0=pt
abs,
Ola Claudia lendo sua experiência percebo a importância da nossa história cheguei de Porto tem duas semanas e já tenho planos para morar la pois Porto me encantou foi uma experiência ímpar
Olá, estou tentando conseguir uma bolsa de estudos para graduação aí em Porto.. eu e minha amiga estamos tentando. Já estamos pesquisando, caso dê certo 🙂 Você saberia me informar quanto sai um custo vida econômico por aí? rssrsrs Nossa bolsa é de 1000 euros por mês, durante 10 meses. Gostaríamos é claro, de economizar ao máximo para poder viajar e conhecer outros lugares.
Oi Cintia, que máximo! Espero que vc consiga a bolsa. O Porto é um encanto!
Olha, depende muito do estilo de vida, como vc disse. Mas comida é bem barato, e dá pra almoçar fora, por exemplo com 5, 6 euros, tranquilamente. Então comendo em casa sai ainda mais barato. Ou seja, com uns 400 euros você faz a alimentação tranquilamente. Telefonia também, é muito barato, e o aluguel é que depende de onde e se vai dividir etc. No Facebook tem um grupo de brasileiros no porto, procure lá pra vc conseguir saber melhor sobre alugueis. Depois conta se conseguiu, viu? boa sorte!
bjs,
Gostei muito da narrativa que fez sobre a cidade do Porto. Você escreve bem e é bastante rica a descrição que faz. Pena que parece que não tem como responder a pergunta que eu teria a fazer, pois ficou apenas um mês lá. Eu queria saber justamente sobre educação para ensino fundamental e médio, para os meus filhos. Já encontrei informações sobre tudo na internet – moradia, alimentação, saúde, transporte, etc. –, menos sobre educação.
Grato por compartilhar suas experiências. Tudo de bom.
Jachie
Mais do que excelente sua matéria. Estou me deliciando com suas descrições pela primeira vez
Estive no Porto faz pouco mais de um ano e marcou minha passagem por lá.
Meu filho, médico, esteve na Universidade do Porto apresentando seu trabalho de mestrado e foi aprovado, recebendo o Título de em Medicina . Ele está aguardando a emissãodo seu registro na ordem dos Médicos e seu plano é mudar de mala-e-cuia para Portugal.
Acho que vou criar coragem e mudar também. Tenho apenas receio de, por ser aposentado, não tenha dim-dim suficiente para manter uma vida confortável/decente em Portugal. Voce teria alguma dica sobre o custo de vida aí ? Eu não tenho a menor idéia. Como turista sei que não é muito caro (em coparação,por exemplo com Paris) mas, para o dia-a-dia a coisa é bem diferente (supermerdado, farmácia, padaria etc. etc.)
Parabéns pelo seu blog
Luiz Paulo
lpsdeseixas@gmail.com
Estou querendo morar em Portugal ,Tenno uma filha de 12 anos moramos no Rio de Janeiro mas aqui a violencia esta Demais.op Porto seria bom para a educacao dela?
Oi Fernanda, eu não sei te dizer sobre a qualidade da educação específica no Porto. Nós ficamos apenas um mês na cidade, foi até fazendo um estágio na universidade lá, mas não saberíamos avaliar a educação primária. No entanto, até onde sei, a educação é mt boa em todo o país. E em termos de qualidade de vida, o Porto é incrível.
Obrigada
De nada!
Lindo D+. Pretendo ir em breve. E seus filhotes de 4 patinhas? Ficaram No RJ?
Lindissimo mesmo. Os filhotes ficaram na casa da minha mae, na região dos lagos. bjs,
Olá
Adoro o seu blog e sua forma de descrever as coisas que você vê. Eu vim para o seu blog por acaso porque planejado para visitar a família na cidade do Porto, em maio. Estou aprendendo Português com você! Assemelha-se ao espanhol e só perdem me algumas palavras …, parabéns. Um abraço de Madrid.
Rocío.
Olá, que bacana! Fico feliz que esteja gostando do blog. Espero que te ajude a entender um pouquinho melhor nossa língua. Sucesso em sua viagem! abs,
Ai que post lindo!!! Tipo… fiquei emocionada, pois foi a mesma sensação que tive em Lisboa! Meu filho já me desafiou a ir ao Porto, ainda nesta temporada européia, e você acabou de me convencer. Sim estou acompanhando essa sua viagem desde o início. Lindas fotos, texto maravilhoso (eu sei o trabalho que dá fazer um post durante uma viagem, mesmo que “morando” ). Tudo de bom pra vocês nesse tempo mágico em terras européias.
Obrigada, querida. Fico feliz que tenha te convencido, a cidade vale mesmo =) beijos e boa temporada pra vc tb!
Adorei o post, estou pensando em ir pra Portugal em maio ou junho, gostaria de ficar em um apartamento tipo seu pra ter a liberdade de ir e voltar, quando quiser, sem ter horários como em um hotel ou estar viajando através de pacotes.
Adoraria receber sobre locações, gastos e tudo mais que voce achar necessário e interessante. Desde já obrigado.
Olá Márcia, estamos adorando ter nossa casinha aqui. Nosso apartamento foi locado com a Oporto City Flats (http://oportocityflats.kigosite.net). Fique de olho aqui no blog que postarei mais sobre nossa estadia aqui e estou sempre postando dicas de restaurantes etc no instagram. abs!
Olho todos os dias..
Porto é um encanto de cidade, ficamos 4 dias e demos um pulo em Guimarães e Braga, mas acabamos por não visitar o santuário pois chegamos no fim do dia.
A livraria Lello ppde ser fotografada antes di horário de abertura, é só chegar e bater na porta que a zeladora abre pra gente 😉 Quem me deu a dica foi Rita Branco, que mora no Porto e tem o delicioso blog O Porto Encanta, que foi uma super fonte pra organização da nossa viagem!
Boa estadia e bons passeios!
Jura que dá pra fotografar mais cedo? Faz sentido, porque eu até tinha dito ao marido que achava que era proibido fotografar senão seria impossível circular lá dentro com milhões de turistas com suas câmeras, já que sem poder já fica cheio de gente que entra só pra admirar mesmo. Gostei da dica (mas confesso que por enquanto nenhum dia acordei antes das 9h aqui hahaha estou aproveitando pra descansar bastante rs). bjs!
Post maravilhoso Jackie!
Esse ano nos tb quase fomos morar aí, marido faria pos doutorado, mas acabou n acontecendo e eu estava super preocupada com essa possibilidade… Tenho raízes fincadas, rsrsrs
Mas caso essa oportunidade apareça novamente vou olhar de outra maneira simplesmente pq tô apaixonada pelas suas fotos e relatos!
Se aparecer a oportunidade não fique preocupada não, aqui é uma delicia! E a cultura não é tao diferente da nossa, tem a mesma língua, você aproveitaria muito, com certeza. bjs!
Adorei o post Jackie! Ta lindo!!!!
Obrigada, querida! E depois me conte essa história de sua época aqui =)
bjs,