Minha 1ª viagem internacional: 10 itens básicos para o viajante

por Jackie Mota 19.jul.2012

Depois de economizar para emitir a passagem e de checar a documentação necessária para viajar, começa minha fase preferida em qualquer viagem: os preparativos! Escolher hotel, fazer o roteiro, arrumar a mala, tudo isso já me faz curtir a viagem por muito tempo antes de embarcar e eu #amomuitotudoisso. Então, aproveitei que minha mãe já me perguntou mil vezes o que ela precisa comprar pra estar preparada para a 1ª viagem internacional dela e vamos falar do “enxoval” do viajante. Claro que tudo varia conforme seu destino e a duração de viagem, mas vou tentar mostrar  no que vale a pena investir, seja para a 1ª ou a 10ª viagem. Listei 10 itens para sua viagem internacional, assim você vai estar preparado para uma viagem a qualquer momento. Vamos lá?

10 itens para viagem internacional

1. Kit bagagem

Com o tempo é bacana ter opções de diferentes tamanhos e materiais para cada tipo de viagem, mas acho que uma mala M de rodinha e uma mochila de tamanho médio (em muitos sites referem-se a elas como mochila de ataque) já fazem um enxoval básico de viajante.

Malas com 4 rodinhas são sempre indicadas como melhores e realmente são bem mais práticas para viajar, pois não precisam ser inclinadas para serem puxadas. Mas também costumam ser mais caras. Então, assim, só de ter rodinhas já é um adianto, então invista em uma, mesmo que de 2 rodinhas, pois vale a pena pelo conforto. Aqui em casa trocamos todas as malas e atualmente nossas 3 são desse modelo com 4 rodinhas.

Para viagens que incluam algum vôo e tenham uma duração curta, o ideal é uma mala que possa ir a bordo, com você. Não despachar é muito prático. Evita você ter que esperar a mala no desembarque (e em alguns aeroportos demora muito!), evita riscos de perderem sua mala, e ainda te estimula a levar menos peso a gastar menos em compras =).

Temos dicas para viajar sem despachar: não perca!

Mas atenção: a dimensão permitida para malas de bordo varia conforme a cia aérea, mas em geral são malas com até 115 cm (somando a altura + o comprimento + a largura).

Uma coisa interessante na hora de escolher a mala é a cor ou formato. Prefira cores diferentes ou malas com detalhes marcantes. Sempre tivemos malas vermelhas, por exemplo, e além disso sempre colocamos fitas e marcadores nelas. Isso facilita para as localizarmos na esteira do aeroporto. E lembre-se que malas em cores claras vão aparentar estar sujas bem rapidinho. Como dá para ver nas fotos abaixo, as malas arranham, sujam. Para evitar desgaste, e também uma segurança a mais contra roubos de objetos, você pode embalá-las no aeroporto.

Além de malas, outros itens de bagagem úteis são mochilas e mochilas. Em 2012, nós viajamos com mochilões pelo Chile, Bolívia e Peru e adoramos a praticidade. Você acaba levando menos coisas (o que acho ótimo!), mas os modelos que usamos eram bem confortáveis e é muito prático quando você tem que andar muito em terrenos irregulares, trilhas.

10 itens para viagem internacional

Apenas mochila e uma bolsa feminina na viagem para Ásia (esquerda) e Los Roques (direita)

A mochila média eu sempre achei fundamental em qualquer kit, tanto para levar a bordo com os itens valiosos que você não vai despachar como também para ser usada durante a viagem, para carregar seus pertences com conforto. Em 2014 nós fizemos duas viagens apenas com mochilas médias, uma para Los Roques, na Venezuela, e outra para a Ásia.

Inclua também no seu kit de bagagem as necessaires. Uma boa necessaire com gancho, para pendurar, é muito útil para levar os itens ao banheiro sem ter que desarrumar tudo e evita que você esqueça algo depois. Procure também necessários transparentes, para facilitar sua vida ao passar pela segurança no aeroporto.

10 itens para viagem internacional

Na nossa lua de mel, em 2010, com uma mala com etiqueta pink chamativa; ao lado, nossas malas após uma viagem: sujas e arranhadas

2. Doleira

A doleira é uma bolsinha bem fina, com elástico como um cinto, para ser usada por baixo da roupa. É ideal para carregar dinheiro e passaporte, pois é bem seguro, fica colado ao seu corpo. Temos algumas aqui em casa de algodão, que são ideais para dias quentes, pois não ficam grudando como as de plástico. Também é legal ter em cores claras e escuras, para usar conforme a roupa e evitar que marquem dando bandeira pro bandido, né? Em qualquer loja de bagagem tem e também com as revendedoras Avon.

Vai comprar moeda estrangeira? Encontre a melhor cotação
mais próxima de você com o Melhor Câmbio 

3.Cadeado

Para mais segurança para suas malas. Você pode usar cadeados comuns, com chave ou pode investir em cadeados com segredo. Algumas malas já vêm com cadeados embutidos, e eu acho que esses modelos são super práticos.

Para viajar aos EUA é ideal ter o cadeado aprovado pela TSA (um cadeado que consegue ser aberto pela chave mestra das autoridades americanas, sem estragá-lo). Então, vale investir logo em um TSA e gastar somente uma vez. Compramos os nossos numa loja de malas aqui no Rio por R$ 29,90.

10 itens para viagem internacional

Cadeados para malas (o preto é um modelo aprovado pela TSA) e Kindle, para me distrair durante os vôos

4. Sacos para diminuir volume

Muito úteis para quem gosta de levar muita bagagem e também para evitar amassar as roupas. Existem de vários tamanhos e modelos. Alguns vêm com furinhos para serem esvaziados com aspirador e outros podem ser fechados apenas enrolando-os. Gostamos de usar os pequenos e médios, pois separamos vários itens e só abrimos o que queremos usar. Você encontra esses sacos em lojas de malas e também de itens para casa, como a Multicoisas aqui no Rio.

Antes de fazer as malas lembre-se de comprar seu seguro viagem!

10 itens para viagem internacional

Hoje em dia os celulares têm ótimas câmeras e são muitoleves. Super prático para registrar suas viagens. Foto: Camboja

5. Fotografia

Item fundamental, fundamental mesmo! Leve sempre uma câmera e o kit dela (carregador de bateria ou de pilhas recarregáveis, cabo para baixar fotos, cartões de memória etc).

Se você não tem uma máquina ou não pode investir nisso agora, vale a pena pegar uma emprestada. Quando viajamos para a Europa pela primeira vez pegamos duas câmeras emprestadas: uma de foto e outra de vídeo e não nos arrependemos. Claro que a gente fica meio nervoso com medo de perder algo que não é nosso, mas basta ter cuidado redobrado. Ficar sem registrar a viagem é que não vale, viu?

Se você vai investir em uma vale a pena dar uma olhada no freeshop e na cidade para onde você vai. Fotografia foi o item em que mais investimos ao longo das viagens. Hoje temos uma point em shoot (pequena e automática), Samsung, comprada em Santiago, no Chile; uma Canon 60D e uma GoPro. Além disso, hoje em dia celulares também têm boas câmeras. O importante é fotografar e filmar os momentos especiais.

10 itens para viagem internacional

Fotografia: um registro da sua viagem no qual vale a pena investir

 Veja aqui como organizamos nossas fotos

Quer uma sugestão de bolsa para sua máquina? Clique aqui

Como a fotografia virou uma paixão e a câmera que uso

Fotosinspiradoras?

6. Documentos organizados

Uma pastinha, uma carteira de viagem, um tablet, o Kindle, o celular. Com o tempo você vai descobrir o que funciona melhor pra você, mas é muito importante levar sempre cópias das passagens, reservas de hotel, passeios etc.

A gente sempre utilizou pastinhas de plástico – sempre uma cópia comigo e outra com o Romulo – até que durante o mochilão de 2012 testamos levar cópias digitais (no Kindle) e também uma carteira de viagem. A carteira super nos agradou pela organização e a cópia digital é útil para encaminhar por email etc, mas…. se seu destino for um mochilão tem o problema de locais sem energia ou acesso à internet. Acho que uma cópia impressas nesses casos é fundamental.

Nas últimas viagens, como temos ido sempre a locais onde internet não é problema, temos levado uma carteira de viagens menor, apenas com cópia impressa da apólice e contatos do seguro de viagem e passagens aéreas. Salvamos em email, no Google Drive e Kindle ou Ipad as outras reservas.

Preciso mesmo de um seguro de viagem? Tire suas dúvidas aqui

10 itens para viagem internacional

Carteira de viagem com documentos e cópias impressas (esquerda) e capa para passaporte (direita)

A Imaginarium tem alguns modelos de porta-passaporte bem legais: veja aqui, aqui e aqui

10 itens para viagem internacional

Modelo da Imaginarium

7. Adaptador de tomada

Esse não poderia ficar de fora de uma lista de itens para viagem internacional. Assim como no Brasil temos vários modelos de tomada diferentes, os modelos variam conforme o país. Então vale a pena investir em um modelo universal, pois aí você já fica equipado para todas as suas viagens, seja qual for o destino. Também vendido em lojas de mala e de utilidades do lar.

10 itens para viagem internacional

Modelos de tomadas pelo mundo

8. Remédios

Mesmo que você vá para uma cidade grande, cheia de farmácias, leve os remédios que você costuma precisar com mais frequência como antiácidos, remédios para dores musculares, de cabeça, antialérgicos. Isso vai evitar que você perca tempo procurando uma farmácia, descobrindo o nome do remédio na língua local ou obtendo autorização para comprá-lo (as leis de comercialização de medicamentos variam de país a país).

Lembre-se: deixe os remédios na mala de mão, pois você pode precisar deles durante o vôo. Inclua chicletes na necessaire, pois eles ajudam a evitar o desconforto nos ouvidos ao decolar ou pousar.

9. Pense em você

Bom, o que é básico para um pode não ser pro outro. Pense nas suas necessidades e gostos. Por exemplo: se você costuma comprar bastante durante as viagens, uma balança para a bagagem vai ser útil para evitar levar malas acima do peso para o aeroporto – se alguma passar do limite você pode redistribuir, ou deixar algo pra trás ou se preparar para pagar o peso extra. Se você tem dificuldades para dormir no avião, um kit conforto (eu faço!) com máscara para os olhos, travesseiro inflável, meias quentinhas e tampões de ouvido vai ser providencial.

10 itens para viagem internacional

Item importantíssimo de levar em viagem: bom humor!

10. Distração

Você pode perder o sono durante o vôo, ele pode atrasar…. esteja preparado para evitar o tédio. Leve um livro, um tablet, um celular com acesso à internet, dinheiro para revistas, um fone para ouvir músicas, papel para escrever, enfim, qualquer coisa para passar o tempo. Uma boa dica é ter sempre por perto seu Kindle: a bateria dele dura por dias e dias, ele é leve e você pode carregar muitos livros e documentos no mesmo aparelho.

Leia mais aqui sobre o Kindle

Compre aqui seu Kindle

E como bônus o item que considero fundamental para qualquer viajante: bom humor! Esteja aberto pra curtir o inesperado. Se chover, se o passeio for cancelado, se você tiver que voltar um dia antes. Não se estresse. Curta a SUA viagem, não uma viagem ideal desenhada no roteiro ou vivida por outra pessoa. Esteja aberto a mudanças de plano e a novas experiências. Aproveite a sua viagem!

Espero que você tenha curtido esse post com uma lista de itens para viagem internacional. Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários, ok?

Vai viajar pela primeira vez ao exterior? Leia e assista à série completa sobre uma 1ª viagem internacional

Não viaje preocupado, faça um seguro de viagem!
Com o cupom VIAJESIM5 você tem 5% off. Confira!

*Esse post é patrocinado pelo Portal Dsconto. O Dsconto é uma plataforma de compra online em que você pode encontrar diversas lojas virtuais, ofertas, cupons de desconto exclusivos, tudo em um só lugar! Confira aqui a lista de lojas de viagens no site.

ORGANIZE SUA VIAGEM

Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!
  • SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
    Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
    O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
    E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.

Compre já e economize!

  • HOSPEDAGEM: Hotéis e apartamentos com o Booking.com; Hotéis que aceitam cacorro com o Booking.com; Quartos e aptos no Airbnbganhe R$ 130 em sua 1ª reserva usando nosso link
  • CHIP DE CELULAR: Chip de celular internacional para internet e/ou dados America Chip : Use VIAJESIM e ganhe 5% OFF
  • USHUAIA: passeios com a Brasileiros em Ushuaia com melhor preço garantido
  • AMAZON AMERICANA: crie uma lista de enxoval e economize dinheiro e tempo na sua Babymoon
  • PET SHOP: Tudo para seu cachorro na ZenAnimal – usando o cupom VIAJESIM você ganha 5% de desconto 
  • CÂMBIO: compare as cotações nas casa de câmbio da sua cidade com apenas um clique, faça sua oferta e troque moeda com segurança na Melhor Câmbio
  • PASSAGENS AÉREAS: compare preços com a Passagens Promo
  • INGRESSOS: museus, parques e shows pelo mundo com a WePlann
  • PARIS: guias que falam português na França entre Amigos 
  • AMAZONGuias de viagem, Kindle e outros produtos da loja brasileira 
  • Problemas com a cia aérea? Exija seus direitos com assessoria jurídica prática e ágil. Entre em contato com a Resolvvi



Publicado por Jackie Mota

Uso minha formação em jornalismo e minha experiência organizando as viagens da minha própria família para escrever posts didáticos e detalhados para poupar o SEU tempo. Nos meus textos você encontra informações práticas apuradas com responsabilidade e organizadas de acordo com as necessidades do viajante. Referências histórias e análises sobre a política e impactos do turismo também estão presentes no meu trabalho para que você viaje bem informado, seguro e consciente - sou especialista em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Estratégicos da Segurança Internacional.

outros artigos de Jackie Mota »

Comentários

  1. Nayara
    01 set 2017

    Oi Jackie, achei muito interessante suas dicas!
    Tenho uma duvida cruel que não estou conseguindo achar a resposta. Sobre medicamentos… Tem alguma restrição para levar? Precisa de receita? Eu queria levar apenas um ibuprofeno liquido que já serve para febre e até cólica. Mas estou preocupada de me barrarem na imigração. *Estou indo para Loindres. Você poderia me dar essa informação à respeito?

  2. Alex Cleiton Agostinho
    21 jun 2017

    Olá pessoal, td bom; recentmente descobri que saiu uma versão de aparelho melhor que o kindle, procede esta informação? Abraços

  3. 18 abr 2017

    Que bom ! Ajudou bastante

  4. Cassiano Pinheiro
    06 mar 2017

    Olá!
    Parabéns e muito obrigado pelas dicas, foram muito valiosas para eu me organizar melhor para a minha viagem.
    Abraços!

  5. Sílvia
    10 fev 2017

    Oi, gostei muito das dicas, anotei todas e com certeza vão ser bastante úteis pra mim.
    Minha primeira viagem internacional será em Agosto e a ansiedade já ta pegando.
    Obrigada
    Beijo.
    Sílvia

  6. Carlos
    31 out 2016

    Olá queria saber o que você aconselha..
    Primeiro pegar as malas, ou primeiro ir na imigração? Pois tenho outro vôo e dizem que passar pela imigração é demorado.

    • 31 out 2016

      Oi Carlos, nao tem como fazer essa escolha. Vc obrigatoriamente passa pela imigração primeiro, antes de seguir para o desembarque e coleta de bagagens. A imigração depende mt do aeroporto, horário do voo etc.
      abs,

  7. Isabela
    12 ago 2016

    Boa tarde Jackie, surgiu uma viagem internaccional para os NY e logo após para o Líbano. A minha dúvida:
    Quais as providencias a serem tomadas ou orgaos a serem consultados para me assegurar de não se trata de um golpe ou de que eu não serei vítima de algum tráfico de mulheres ou algo pior ou parecido. A oportunidade surgiu de uma pessoa que eu ja conheço pessoalmente, mas sei pouco sobre ela. O que eu faço para me garantir que eu vou viajar e vou voltar em segurança? Grata

    • 06 out 2016

      Oi Isabela, olha, nao tenho certeza de quem vc poderia consultar, por isso prefiro não afirmar nada.
      Eu acho que talvez procuraria a Policia Federal ou a dElegacia da Mulher, pra saber se existe algum padrão em comparação aos golpes que eles sabem que são aplicados. Mas não sei te orientar mesmo nesse caso.
      abs,

  8. Aline
    14 jun 2016

    Acredito que vai ser de grande utilidade.Obrigado

  9. Ótima postagem, pois sempre precisamos levar muita coisa em uma viagem, principalmente internacional, mas muitas vezes acabamos esquecendo de algo.

    Recentemente fizemos um post sobre esse assunto, onde alguns itens se repetem, mas outros são diferentes. Se quiser dar uma olhada 🙂

  10. Alexandre Marques
    25 fev 2016

    Excelente site. Espero receber novidades !
    Alexandre Marques

  11. Stephanie
    19 jan 2016

    Olá, Sexta vou a Paris! Minha primeira viagem. Queria levar secador e Prancha, meu noivo( que está morando lá) disse que não adianta levar pq os modelos das tomadas são totalmente diferente. Li sobre esse adaptador aí em seu texto. Como faço para achar? Qual o modelo do adaptador de Paris? Sou do RJ, pode me ajudar?

    • 19 jan 2016

      Oi Stephanie, você consegue comprar esse adaptador em lojas onde vende malas; aqui no rio naquela loja “Multicoisas” costuma ter; nos freeshops dos aeroportos também tem (mas costuma ser mais caro). O adaptador vale normalmente para tomadas de vários países, por isso é útil comprar, pois vc compra 1 uma vez e pronto, leva em toda viagem, pra qq lugar =)
      abs e boa viagem!

  12. Daniela
    02 ago 2015

    Olá adorei suas dicas. Estarei fazendo minha primeira viagem internacional, vou passar o Ano Novo em Punta Cana eu e meu marido. Quantas malas vc acha ideal levar por pessoa? E que tamanho?

  13. Maikoll
    14 maio 2015

    Olá minha duvida é sobre meus eletrônicos que vou levar para o exterior, como ultrabook, câmera fotográfica e gadgets !

    Não possuo mais nota dos meus itens. Se houver uma desconfiança de que adquiri o produto no exterior como comprovo que são de origem Nacional e que eram meus ?

    • 14 maio 2015

      Então, antigamente existia uma declaração de saída de bens que vc fazia no aeroporto e apresentava na volta, mas isso foi abolido. Hoje vc fica nas mãos do oficial que te atender, então qd vc não tem a nota brasileira, vc pode usar outras formas pra indicar que foi comprado no brasil, como selos, numero de serie etc, ou ate mesmo mostrar “provas” de uso, como arquivos, fotos etc. Mas a decisão é do fiscal mesmo. abs,

  14. Sueli Amaral
    26 mar 2015

    Estou indo pela 1ª vez fazer uma viagem ao exterior, em maio próximo, e adorei as suas dicas. Valeu e com certeza continuarei acompanhando as suas publicações.

  15. Ana Beatriz
    19 mar 2015

    Oi Jackie, tudo bem?

    tenho uma dúvida, com relação aos remédios, mesmo esses de uso mais frequente, para dor de cabeça, enjoo e etc, precisa de uma receita médica para apresentar caso estejam na minha mala de mão ???

    • 19 mar 2015

      Oi Ana, não precisam não, apenas remédios de uso controlado, que exigem receita para a compra.
      bjs,

  16. Helenna
    23 jul 2014

    Bom, então vou dar uma dica. Vi que a carteira de viagem tem dois documentos incompatíveis: passaporte e RG. São incompatíveis porque se você for pro exterior, só o passaporte basta (mesmo no Mercosul). Se você for ficar no Brasil, só o RG basta. Assim sendo, se só há necessidade de levar um desses dois documentos, pra que levar os dois e ter mais uma coisa pra cuidar e se preocupar (já que documento se perder pode virar um pesadelo).

    • 24 jul 2014

      Helena, se vc for pro mercosul Só a identidade TAMBEM basta. Não é necessário passaporte. POrtanto, se vc perder o passaporte, mas tiver a ID, poderá embarcar sem problemas. No entanto, se vc perder o passaporte e nao tiver outro documento com vc, terá que ir solicitar um passaporte de emergencia para embarcar. O que indicamos no caso do mercosul é levar dois documentos e andar com um apenas durante os passeios, deixando o outro no cofre do hotel. além disso, temos escaneado em arquivos online o passaporte e outros documentos, para caso de perda total e documentos. Mas isso é pessoal, esse blog conta como nós fazemos, porque nós gostamos assim.
      Abs,

  17. leonaide Betânia brandao
    07 jun 2014

    Estou encantada com as informações. Parabéns.

  18. Gabriela C.G.
    21 maio 2014

    Adorei o post, vai me ajudar muito nesse primeiro mochilão agora para a europa! Só estou tendo problemas para viajar com 10 kg pela Ryanair nos primeiros trechos (queria levar mais roupas), mas nem tem pq, já que é verão e pretendo comprar alguns itens pelo caminho. 🙂
    Obrigada pelas dicas
    Gabriela

    • 07 jun 2014

      Que bom que gostou. Verão é mole de levar pouquinho. Boa sorte!
      bjs,

  19. Bia
    04 fev 2014

    Jackie, bom dia!

    Estou querendo investir em uma mala colorida e gostaria que você me indicasse uma boa marca. As suas são de qual? São resistentes?

    Obrigada.

    • 06 fev 2014

      Oi Bia, gosto muito das minhas sim. Estão bem inteiras. Uma ganhei de uma amiga que trouxe de londres, a pequehna vermelhinha meu marido comprou pra mim é da marca Stradda.
      Eu prefiro mala colorida, acho mais facil pra encontrar.
      Abs,

  20. Marcelle
    31 jan 2014

    Olá Jackie,

    Adorei seu blog tem super dicas!!!. Uma dúvida onde encontro no RJ esses sacos para colocar roupa?

    Bjs

    • 01 fev 2014

      Oi Marcelle, que bom que curtiu.
      Aqui no Rio encontro sempre naquela rede de lojas de coisas para casa, a Multicoisas.
      abs,

      • Marcelle
        02 fev 2014

        Obrigada Jackie!!!

  21. Marcelle
    22 jan 2014

    Oi Jackie boa noite,

    Gostaria de saber se podemos levar duas câmeras digitais do Brasil com nota fiscal de compra aqui.

    Obrigada,

    Bjss

    • 25 jan 2014

      Olá Marcelle, pode sim.
      Abs,

      • Marcelle
        26 jan 2014

        Obrigada Jackie.

        Bjs

  22. TFS 48
    22 out 2012

    Gostei das dicas de viagem! eu já sou escolado na parte de intercâmbios e esses conselhos são realmente úteis e me lembro do meu primeiro intercâmbio que eu fiz nos Estados Unidos em que eu estava estudando e fazendo um curso de inglês em Nova Iorque e se eu soubesse desses conselhos antes não passaria algumas durezas durante a viagem.

    Eu tive sorte porque eu fiz o intercâmbio de curso de inglês com acomodação e alimentação incluídas e me preocupei somente com meus estudos de inglês. Eu amo intercâmbio e adoro ultrapasar obstáculos e por isso recomendo programas de intercâmbios pois são bastante interessantes.

  23. 30 jul 2012

    Vou viajar para Miami em Outubro. Hoje fui a entrevista no consulado e já consegui o visto, agora é só planejar!

  24. jackieeromulo
    26 jul 2012

    Oi Williana ficamos muito felizes em saber que está sendo útil. Já já tem mais dois posts da série saindo do forno.
    Vc vai viajar pra onde?
    abs,

  25. 26 jul 2012

    Olá Jackie, estou adorando a série de post sobre Minha 1ª viagem internacional. A minha primeira será em Outubro se tudo der certo, pois ainda estou no processo para tirar o visto. Suas dicas estão sendo ótimas! Muito obrigada!
    Bjs

    • Marisa Lima
      07 dez 2013

      Amei as dicas! Nossa primeira p Miami e Disney Natal e réreveillon! em Dezembro! alguma dica p quem vai com 1 criança e 1 adolescente?bjs

      • 09 dez 2013

        Que bom que gostou, Marisa.
        Não tenho filhos e nunca fui à Disney, então não tenho experiência pra te passar. Te indico o site da Claudia, é o Aprendiz de Viajante. Ela tem filhos e conhece tuuudo de Disney.
        Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.