No centro das Cíclades: Museu Arqueológico de Delos
Um dos locais que eu mais queria visitar na Grécia era, claro, uma ilha. Ela não tem casinhas brancas com telhados azuis, praias paradisíacas e nem é badalada. Bom, pelo menos não é atualmente, já que essa pequena ilha já foi o centro da vida do Mar Egeu e tem papel fundamental na mitologia grega. Não só isso: essas ruínas são o maior sítio arqueológico da Europa, ao lado de Olimpia e Delphi, e fazem parte da lista de patrimônios mundiais da Unesco. Por isso, qualquer pessoa que tenha interesse em história certamente vai considerar essa ilha uma das mais deslumbrantes a serem visitadas na Grécia. Aliás, é em referência a ela o nome do conjunto das ilhas mais visitadas do país. Você sabia que Cíclades, o nome do conjunto onde estão as famosíssimas Santorini e Mykonos, significa literalmente ao redor de Delos? Pois era lá que eu sonhava desembarcar um dia: em Delos, o centro das cíclades.
No Centro do Mundo mitológico
Segundo a mitologia grega, Delos é local de nascimento dos gêmeos Ártemis e Apolo. Os deuses teriam sido gerados do relacionamento entre Leto e Zeus, em mais um de seus casos extraconjugais. A esposa de Zeus, Hera, teria ficado possessa ao saber da traição e mandado a serpente-monstro Píton perseguir Leto. Nenhuma cidade aceitava abrigar a grávida Leto, por medo da ira de Hera, até que Leto encontrou uma pequena ilha flutuante e rochosa, Delos. Leto conseguiu convencer o povo a dar-lhe abrigo fazendo duas promessas. Primeiro, ela garantiu que seu filho Apolo construiria seu templo ali. Segundo, ela prometeu que a ilha não sofreria mais com as ondas, passando a estar sempre acima do mar, garantindo assim sua abundância e segurança.

Um dos leões de Naxos, do Terraço dos Leões (os que estão ao ar livre são réplicas; originais ficam no Museu)
A mitologia conta que quando Apolo e Ártemis nasceram, uma luz quase cegante inundou Delos e a partir de então a ilha ficou fixa e floresceu, tornando-se muito desenvolvida. E, claro, tornou-se a sede do Templo de Apolo e, por isso, conhecida como a mais sagrada das ilhas. Para manter a pureza da ilha, inclusive, chegou a ser, em um determinado momento de sua história, proibido que qualquer pessoa morresse ou nascesse em Delos.
Na história do mundo
Não foi só a mitologia de Delos que me fez querer visitar o lugar. Ao longo da minha vida já tinha me deparado algumas vezes com leituras sobre sua importância na história. A ilha é habitada desde 3000 AC, mas foi depois de ter sido declarada um porto livre que atingiu seu ápice, no período helenístico. Delos é considerada uma das primeiras cidades realmente internacionais. Isso porque tinha uma vocação comercial forte e abrigava comerciantes, banqueiros e navegadores originários de diversos locais. Ali, todos encontravam liberdade e respeito a suas culturas e religiões originais. Por isso, nas ruínas de Delos é possível encontrar templos e esculturas de culto a diversos deuses. Por conta da riqueza circulante, a arte se desenvolveu bastante.
As origens de sua importância remontam ao estabelecimento, por volta do século VII AC, do culto à Apolo pelos Naxos. Seria obra desse povo, por exemplo, uma das visões mais famosas de Delos, o terraço de leões. A sequência de estátuas dedicada a Apolo ainda sobrevive – hoje há 5 das 9 estátuas originais ainda em exposição.
Em 479 AC, os atenienses fundaram a Liga de Delos, colocando a ilha no centro das disputas militares. A liga era uma aliança com os povos jônicos com o objetivo de resistir às investidas persas, mas que acabou levando Atenas e dominar o mar Egeu e os santuários de Delos. Com isso, a ilha se tornou frequentada pelos devotos de Apolo, pelos povos vizinhos que pagavam tributo à liga e durante os famosos festivais em honra a Apolo a cada 4 anos, os “Dhelia“.
Com toda sua riqueza, Delos atraiu ataques piratas e sua ruína teve início por volta de 69 AC. Ela foi ocupada por Bizantinos, Sarracenos, Venezianos, pelos Cavaleiros de São João e Otomanos antes de ser abandonada.
Delos, hoje
Hoje, a ilha de Delos inteira é um sítio arqueológico. Ninguém mora ali ou, mais precisamente, apenas cerca de 15 pessoas que trabalham diretamente no sítio moram lá. Os turistas são admitidos apenas durante o dia.
Uma visita inclui, portanto, o passeio pela ilha, onde você visita as ruínas e imagina como era monumental essa cidade cosmopolita no passado. Há ruínas da entrada da cidade, do teatro, residências privadas e diversos templos. Tudo está espalhado pelos 3 km2 da ilha. Mesmo com o sol do verão grego é possível andar por tudo e ainda subir os montes para admirar estar ali, no centro das cíclades.
A visita se completa com o Museu Arqueológico de Delos. As escavações da ilha começaram em 1872 e o pequeno museu foi criado em 1904 e ampliado posteriormente. Apesar da estrutura super simples, seu acervo é valiosíssimo. As esculturas originais encontradas em Delos, algumas dos séculos V ou VI antes de Cristo, estão lá. Os leões originais, a mão gigantesca da estátua de Apolo e os mosaicos mais valiosos podem ser vistos no museu, além de itens da vida cotidiana na ilha.
Como fazer o passeio a Delos a partir de Mykonos
Para conhecer Delos você não precisa reservar um dia inteiro para o passeio. Leva-se em média umas 4 horas incluindo o percurso de ida e volta. Por isso, a ilha é uma ótima opção de passeio para quem está em Mykonos ou para quem vai fazer um roteiro apenas pelas ilhas do país e gostaria de incluir alguma ruína entre seus passeios. Você pode fazê-lo na parte da manhã ou fim de tarde. Atenção: não programe nada muito próximo ao horário de volta do seu barco, pois na nossa visita, por exemplo, ele atrasou quase meia hora pra sair. Por isso, não deixe, por exemplo, para o dia em que você tenha vôo ou barca saindo de Mykonos.
O passeio sai do Porto Velho de Mykonos. Os horários estão afixados lá e, em junho de 2015, eram: 9h, 10h, 11h30 e 17h. A viagem de barco Mykonos-Delos dura cerca de 30 minutos. Os horários de volta são 12h, 13h30, 15h30 e 19h30. Quando você compra, o atendente te informa em quais horários seu bilhete te dá direito a voltar. Fomos no de 11h30 e nossa volta podia ser 13h40 ou 15h30.
Quanto custa visitar Delos independente
A passagem de barco de ida e volta Mykonos-Delos custa 18 euros por pessoa (preços de junho/2015). Além disso, paga-se uma taxa de 5 euros por pessoa para entrar em Delos.
Na entrada da ilha havia guias oferecendo tours de 1 hora, em inglês, por 10 euros por pessoa.
Quanto custa visitar Delos com tour saindo de Mykonos
Outra opção para visitar Delos a partir de Mykonos é comprar um tour guiado, que custa 40 euros por pessoa e inclui o barco, a entrada e a guia. Pode ser comprado no mesmo local do barco e é operado pela mesma empresa.
Facilidades em Delos
Na ilha, além das ruínas há a sede do museu; uma lojinha (quando visitamos estava fechada, no entanto), uma lanchonete e banheiros. Uma dica: não deixe pra comprar água aqui, pois é bem mais caro – uma garrafa pequena custava 3 euros em Delos, enquanto em Mykonos custava até 2 euros a garrafa grande.
Leia mais:
Para entender o básico da mitologia grega, eu comprei o Guia ilustrado Zahar de Mitologia, que fui lendo aos poucos antes da viagem e é bem bacana de ter em casa.
Uma leitura que adorei fazer antes de visitar a ilha e que levei no Kindle para consulta foi “Delos – a complete guide” de N. A. Vrissimtis (em inglês). Indico bastante.
#MuseumWeek2016
Este post faz parte da Blogagem Coletiva da #MuseumWeek 2016, promovida pelos dos Blogueiros da RBBV. Confira outros posts sobre museus:
Geral
A Fragata Surprise – Casas-museus: a vida cotidiana de gente muito especial
Despachadas – 5 Museus Interativos ao redor do mundo
Europa
Alemanha
Tá indo pra onde? – Ilha dos Museus
Viajoteca – 5 museus inusitados em Berlin
Pelo Mundo Com Vc- Museu do Holocausto ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa
Já Fomos – Visitando o Campo de Concentração em Dachau
Pequenos pelo Mundo – Museus de Automóveis na Alemanha
A Li na Alemanha – Museu Mercedes-Benz
Bulgária
Escolho Viajar – Museu Nacional de História Militar
Croácia
Rodinhas nos Pés – Museu Croata de Arte Primitiva
Espanha
Virando Gringa – Museo Atlantico
Comendo Chucrute e Salsicha – Museo de Artes y Costumbres Populares de Sevilla
Esto Es Madrid, Madrid – Museo de Altamira
Sol de Barcelona – Museu Joan Miro
França
Viagem LadoB – Museé D’Orsay
A Path to Somewhere – Centre Pompidou
Destinos por onde andei… – Louvre
Direto de Paris – Musée Rodin
SOSViagem – Museu do Louvre X Museu d’Orsay
Apure Guria – Antigo Egito no Museu do Louvre: incrível!
Grécia
Viaje Sim! – No centro das Cíclades: Museu Arqueológico de Delos
Fourtrip – Museus de Atenas
Holanda
Novo Caroneiro – Sexmuseum
Hungria
Juntando Mochilas – Museu do Terror
Irlanda
The Life of isa – 4 museus gratuitos em Dublin
Itália
Passeios na Toscana – Palazzo Pitti
The Nat’s Corner – Pinacoteca de Brera
Vou pra Roma – Museus do Vaticano
Roma Pra Você – Galleria Borghese
Grazie a Te – Corredor Vasariano
Malta
Viagens Invisíveis – Cavaleiros de Malta
Reino Unido
No Mundo da Paula – Museum of London
Segredos de Londres – Victoria and Albert Museum
Mochilão Barato – Madame Tussauds
República Tcheca
Trilhas e Cantos – Museu do Comunismo
Rússia
Viajei Bonito – Museu da Vodka
Love and Travel – Museu Hermitage
Suécia
Viajar pela Europa – Museu Vasa
Suíça
Carta sem Portador – Fondation Gianadda
Turquia
Viagem a Dois – Palácio Topkapi – Istambul
Travel with Pedro – Museu de Arte Islâmica e Turca
América do Sul
Argentina
Sonhando em Viajar – Buque Museo Fragata A.R.A. “Presidente Sarmiento”
Brasil
Coisos on the go – Inhotim
E aí, Férias! – Museu Imperial
Outro blog – Museu do Amanhã
#KariDesbrava – Museu Nacional de Belas Artes
O Melhor Mês do Ano – Museu do Futebol
Cantinho de Ná – Museu do Frevo
De Cá Pra Lá – Museu Palácio dos Bandeirantes
Viagens que Sonhamos – Fundação Iberê Camargo
Nativos do Mundo – Museu da República
Atravessar Fronteiras – CCBB – DF
Embarque neste blog – Museu Casa Guilherme de Almeida
Vida de Turista – Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS
Mel a Mil pelo Mundo – Museu Julio de Castilhos
áDevaneios de Biela – Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)
Tirando Férias – Museu de Zoologia da USP
Viagem em Detalhes – Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência
D&D Mundo Afora – 9 museus no Brasil
Estrangeira – MAMuseu: Museu Histórico de Alcântara
Chile
Gastando Sola Mundo Afora – Museo Chileno de Arte Precolombino
Peru
De Mochila e Caneca – Museu da Inquisição
América do Norte
Estados Unidos
Família Viagem – Fernbank Museum of Natural History
Janela para o Mundo – Graceland
RenataPereira.tv – Bibliotecas e Museus presidenciais nos EUA
Aquele Lugar – Museu do Ar e Espaço
Fica Dica Viagens – Vizcaya Museum
Casal Califórnia – Museus no Balboa Park
Malas e Panelas – The Broad Museum
Felipe, o pequeno viajante – Museu de Anchorage, Alaska
Ideias na mala – Melhores Museus de San Francisco
MéxicoViagem de Fuga – Museu Frida Kahlo
Viviendo en el México Mágico! – Museo Nacional de Antropologia
Uzi Por Aí – Museu Soumaya
Asia
China
Like Wanderlust – Museu Qin e os Guerreiros de Terracota
Vietnã
Brazuka – Museu da Guerra (War Remnants Museum)
JapãoA Aventura Começa – Museu Meijimura
Oceania
Australia
Coordenadas do mundo – Museu de Arte Contemporânea
ORGANIZE SUA VIAGEM
Espero que tenha gostado deste conteúdo, produzido com cuidado e carinho. Posso te pedir uma coisa? Ao organizar sua viagem, utilize os links abaixo. Todas as empresas e serviços indicados foram testados pessoalmente e são as opções que usamos. Ao utilizar nossos links, você gera uma pequena comissão para a gente, o que nos ajuda a manter o blog e estimula o nosso trabalho. E você não paga nada a mais. Agradecemos muito o seu apoio!
- SEGURO VIAGEM: É obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen, além de países como Cuba e Venezuela;
Altamente recomendável em caso de gravidez, já que seguros de cartões de crédito não cobrem grávidas, práticas de esportes radicais e outros casos. Os gastos com atendimento médico no exterior podem ser exorbitantes! Nos EUA uma internação diária pode custar cerca de US$ 2 mil e um parto vaginal e sem anestesia em 2018 custa mais de US$ 32 mil.
O seguro também te auxilia com imprevistos como cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Para encontrar o plano mais adequado para sua gravidez leia esse post.
E para garantir o melhor preço pesquise na Real Seguro Viagem por esse link que te dá 10% de desconto e você pode pagar em até 6 x sem juros, e na Seguros Promo, onde você pode usar o cupom VIAJESIM5 e ganhar 5% de desconto. E você ainda tem MAIS 5%OFF para pagamento via boleto.
- HOSPEDAGEM: Hotéis e apartamentos com o Booking.com; Hotéis que aceitam cacorro com o Booking.com; Quartos e aptos no Airbnb – ganhe R$ 130 em sua 1ª reserva usando nosso link
- CHIP DE CELULAR: Chip de celular internacional para internet e/ou dados America Chip : Use VIAJESIM e ganhe 5% OFF
- USHUAIA: passeios com a Brasileiros em Ushuaia com melhor preço garantido
- AMAZON AMERICANA: crie uma lista de enxoval e economize dinheiro e tempo na sua Babymoon
- PET SHOP: Tudo para seu cachorro na ZenAnimal – usando o cupom VIAJESIM você ganha 5% de desconto
- CÂMBIO: compare as cotações nas casa de câmbio da sua cidade com apenas um clique, faça sua oferta e troque moeda com segurança na Melhor Câmbio
- PASSAGENS AÉREAS: compare preços com a Passagens Promo
- INGRESSOS: museus, parques e shows pelo mundo com a WePlann
- PARIS: guias que falam português na França entre Amigos
- AMAZON: Guias de viagem, Kindle e outros produtos da loja brasileira
- Problemas com a cia aérea? Exija seus direitos com assessoria jurídica prática e ágil. Entre em contato com a Resolvvi
Pingback: MuseumWeek - 9 museus no Brasil - D&D Mundo Afora
Pingback: Inhotim: o museu que combina arte e natureza a 1 hora de BH
Que fantástico conhecer Delos!
Deve ser de arrepiar ver esse sitio arqueológico ainda tão presente no imaginário!
Lendo seu relato, até fiquei pensando nas tragédias gregas…
Parabéns pela viagem incrível e pelo post incrível!
Oi Carol, foi fantastico mesmo. Obrigada vc pela visita e comentário. bjs,
Adorei o post. Irei em junho para Grécia e estava a procura de mais informações sobre como ir para a Ilha de Delos e você deu todas as dicas que eu estava precisando. Muito obrigada!!!
Oi Juliana, que bom que gostou. Fico muito feliz! Vc vai adorar, é tudo lindíssimo por lá.
abs,
Que lugar lindo!! Fiquei com vontade de conhece-lo. Ótimo post!
allows you to audition to narrate books for authors or rights holder. The rights holder then selects and makes an offer to the narrate who will produce the work.
David Wilkerson Devotional – The Focus of Prayer
Celebrities Deaths
Amei o post. Estou pensando em ir a Grécia no próximo ano e adorei saber da ilha de Delos. Com certeza vai entrar no roteiro.
Ir para a Grécia seria meu presente de 15 anos, mas no dia daquele meu tão sonhado aniversário eu estava casada e grávida de 5 meses, e a Grécia ficou pra depois. Já viajamos pra muitos lugares, mas ainda não fomos pra lá, porque assim como naquela época lá atrás, tenho tanta vontade de conhecer, mas tanta que tem que ser numa data especial. A data já está escolhida, se Deus quiser irei comemorar 20 anos de meu segundo casamento próximo ano :). Adorei seu post e ficará guardado nos meus favoritos.
Grécia é sonho de toda a vida! um dia ainda vou pisar por lá e com certeza vou me emocionar muito, pois desde muito garota era apaixonada pelas aulas de história e mitologia grega.
Adorei o post!
Deve ser incrível visitar um lugar que fica lá nos livros de história! Adorei o post, de verdade 🙂
Lindíssimo. Amo mitologia e acredito que uma viagem para a Grécia, pra mim, seria muito mais voltada à “história dos deuses” do que a badalação das praias.
Amei o post!
Show esse lugar, morro de amores pelas ilhas gregas. Muito legal o post!!!!Abraços, Dana
Uau! Simplesmente um sonho este lugar!!! Viajei no post! Muito bom!
Nossa, a Grécia deve ser incrível! Tenho muita vontade de conhecer. 🙂
Que lindo!! Eita Grécia que não cansa de oferecer maravilhas. Esse museu já foi para o topo da minha lista. Adorei o post
A Grécia tem tanto a oferecer e até o que não ouvimos com frequência, nos parece fascinante!
Que lugar lindo! Com certeza entrou na minha lista de lugares pra ir antes de morrer. 🙂
Babei no lugar! Que lindo!
Sempre fui fascinado pela cultura greco-romana e já vi que vou ter que dar um pulinho em Delos. Valeu pelas dicas!
Suspiros por esses céu e mar azul! Achei esse museu incrível.
Ilha maravilhosa! Super na minha wishlist!!
Que fotos lindas!!! Adorei!!
Obrigada!